top of page
Buscar
  • Foto do escritorEliane Silva

Você não pode dizer que é um bom líder se você não inspira pessoas.

Pesquisas mostram que em alguns países da Europa, na Alemanha por exemplo, ou na França, de 7 a 12% dos liderados se sentem inspirados por seus líderes. Ou seja, de 88 a 93% não se sentem. E aqui estamos falando especificamente de líderes corporativos.


O impacto emocional que um líder produz está ligado ao seu estilo de liderança. E existem basicamente quatro estilos de liderança que podem afetar positivamente o estado emocional: o visionário, o apadrinhador, o democrático e o coach. E, certamente, esses estilos ajudam a criar a base de segurança para outros estilos que tendem ao impacto negativo, como o estilo pioneiro ou o coercivo, que num contexto certo podem até ser positivos, principalmente se combinado a um estilo de liderança mais cuidadoso.


Um ponto importante que precisa ficar claro é que um líder não tem que ter apenas um estilo de liderança. Ele precisa mergulhar no estilo mais apropriado para o ritmo e o estilo dele.

Seja qual for o estilo de liderança adotado, o líder tem que ter impacto, tem que inspirar. Quando se tem uma liderança que inspira, é como se fosse contagioso. Um líder de alta performance deve ser positivo, inspirador e ser capaz de influenciar e persuadir todos a sua volta.

E você, inspira pessoas? É um líder de alta performance? Ou você é um liderado que sofre com a falta dessas qualidades no seu líder?


Se estiver precisando de mais clareza nos seus dias de trabalho ou mesmo na vida, me chama para fazermos uma análise de mentoria personalizada. Vem!


bottom of page