top of page

Ikigai

  • Foto do escritor: Eliane Silva
    Eliane Silva
  • 5 de dez. de 2022
  • 4 min de leitura

Sebastian Marshall


ree

De acordo com os japoneses, toda pessoa possui um propósito de vida pré-estabelecido. No entanto, para ter uma vida longa e próspera, é preciso buscar seu “ikigai”. Isto é, é necessário encontrar sua razão de vida. Encontrar o que realmente te deixa feliz e te motiva à viver.


Ainda segundo a cultura oriental, quando encontramos nosso ikigai, passamos a ter mais saúde e menos estresse. Além disso, começamos a enxergar a vida com bons olhos, a fim de cultivarmos a gratidão e amor.


Quem é Sebastian Marshall?


Sebastian Marshall, é autor e empreendedor. Por ter várias ideias sobre assuntos variados, sempre que possível, compartilha seus conhecimentos e experiências com as pessoas ao seu redor.

Dentre os principais assuntos abordados por Sebastian, estão: as artes, a política, a história, o mundo dos negócios, etc.

Após concluir diversos cursos online e presenciais, Sebastian acumulou uma série de habilidades que envolviam seus interesses. Com a diversidade nas áreas do conhecimento, ele se tornou uma das mentes mais inquietantes do seu tempo.

Em seu livro “Ikigai”, Sebastian dá dicas valiosas sobre suas experiências e sobre tudo o que descobriu através de seus estudos ao longo dos anos.


Para Sebastian, Ikigai é um estado de espírito formado pela intersecção de 4 dimensões essenciais:

  1. Paixão

  2. Vocação

  3. Profissão

  4. Missão

Por meio desse pensamento, o autor prega diversas sugestões, a fim de que adquiramos hábitos e estratégias a serem aplicados dia após dia. Com a finalidade de conseguirmos nos aproximar do nosso propósito de vida.


Segundo Sebastian, a grande maioria de nós, vive a vida no automático – sem aproveitar as oportunidades que batem à nossa porta.


A resposta para esse comportamento é que, de acordo com ele, temos medo de não sermos compreendidos pelos outros. Sendo assim, deixamos nossas próprias vontades de lado.


Mas, o autor acredita que “ser como os outros” compromete nossa aproximação com o “ikigai”. Portanto, para agir de acordo com o seu propósito é preciso arriscar-se e, agir diferentemente de 99% da população.


Cuidado com Quem Você se Compara


Sebastian conta que adorava se comparar com outras pessoas de sua idade. Pois, tudo sempre estava “a seu favor”. Nesse sentido, ele trabalhava mais, lia mais, viajava mais, era mais saudável, porém, com o passar do tempo ele notou que era preciso se comparar com aqueles que ele acreditava ser pessoas “incríveis”. Pessoas que exploram o máximo de seu potencial.


Através dessa mudança de foco, Sebastian começou a entender que o correto a se fazer é perseguir aquilo que de fato é grandioso para a própria vida. Sem agir como se houvesse uma régua medindo os feitos por idade, credo ou cor.


É Preciso Construir um Futuro


A partir do momento que você entende que não deseja ser igual à maioria das pessoas, precisa começar a construir o futuro que você quer para si.

Para Sebastian, é necessário adquirir novas habilidades e se esforçar para conseguir os recursos básicos para viver novas experiências. Por isso, no livro ele apresenta algumas dicas que poderão nos ajudar a seguir em busca de nosso propósito. São eles:

  • Comece a estudar e desenvolva seu próprio sistema ético;

  • Faça bons amigos, conselheiros e mentores, que são pessoas fortes e decentes;

  • Aprenda habilidades universalmente úteis;

  • Consiga alguns títulos (graduações, cursos etc.)

  • Aumente seu crédito no mercado (habilidade de levantar dinheiro, financiamento);

  • Estude história para saber o que é possível;

  • Estabeleça bons hábitos que levarão você pela vida;

  • Torne-se saudável e em forma;

  • Aprenda a como pensar.

Segundo Sebastian, ao seguir esse “passo a passo” você terá mais qualidade de vida, o que por sua vez, te deixará mais pleno e feliz!


Identifique o que Realmente Importa e Siga sua Paixão


“Para descobrir você, Ikigai, você deve primeiro descobrir o que mais lhe interessa. Então, você encontra o meio pelo qual você pode expressar essa paixão.”

Com essa frase, o autor explica que é preciso saber onde você quer chegar, pois assim, saberá o que realmente deseja ser.


Sebastian tem tanta certeza sobre seu “método para alcançar o Ikigai” que ele afirma que ao ler o livro e ao seguir suas dicas, qualquer pessoa poderá desenvolver uma boa estratégia para alcançar seus verdadeiros objetivos.


Tenha Disciplina


Sebastian afirma que qualquer pessoa pode fazer qualquer coisa. Com exceção de tudo aquilo que ainda não se aprender como fazer. Em função desse pensamento, a recomendação deixada por ele é: tenha disciplina.


Trabalhar firme em busca daquilo que se quer, com força de vontade de compaixão, nos aproxima do nosso ikigai. Nesse hiato, esse seria o melhor caminho para extrair o máximo do seu próprio potencial.


Monitora-se


Outro aspecto colocado por Sebastian eu sem livro é a necessidade de monitoramento.

Para ele, é preciso monitorar seus próprios hábitos, a fim de conhecer sua rotina na intenção de descobrir o que pode ser melhorado ou excluído dela.

Em primeiro lugar, ele sugere que criemos uma lista de hábitos. Em seguida, é preciso “respondê-la” semanalmente. O objetivo desse exercício é identificar todas as coisas que você gostaria de fazer e não faz. Bem como, reconhecer aquilo que faz e te suga energia, mas que poderia ser feito de um jeito diferente ou simplesmente, não ser feito de jeito algum!


Além das listas, Marshall também usa ciclos para medir o desempenho diário no quesito profissional. Para ele, isso é fundamental para estabelecer prioridades. Existem, basicamente, 3 tipos de ciclos:

  1. A expansão de alvo – Tem como base a realização de atividades empreendedoras ou criativas.;

  2. A manutenção de alvo – Representa o momento de comparecer aos compromissos, responder mensagens e e-mails etc.;

  3. O ciclo do mundo – Baseia-se nos momentos de prazer, como por exemplo, na hora de visitar os amigos, passear etc.

Fuja da autossabotagem


Em síntese, de modo geral, a gente sempre começa um novo hábito com empolgação. Mas, com o passar do tempo, procuramos motivos para deixar de fazer aquilo que nos comprometemos a fazer.

E isso ocorre, mesmo quando sabemos que a vida está melhorando com toda as novidades.

Para Sebastian, é imprescindível saber identificar o momento em que está prestes a falhar consigo mesmo. Para que assim, possa evitar a autossabotagem e, por consequência, sua própria depreciação.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page