• Eliane Silva

Desperte seu gigante interior

Atualizado: 27 de abr.

Como assumir o controle de tudo em sua vida


O poder da decisão


Tony Robbins diz que a maioria das pessoas sabem o que precisam fazer para ter sucesso na vida, mas são poucas as que realmente tomam ações para fazer o que é necessário. O comprometimento e o foco são essenciais para você ter sucesso.

É preciso tomar uma decisão e se comprometer de verdade com o seu posicionamento. Para ter controle sobre sua própria vida é necessário se esforçar muito.

Quando se esforça e atinge resultados você entende que o mundo externo tem pouca influência no seu sucesso. Só depende de você, depende de você assumir a responsabilidade por despertar o seu gigante interior.

Você é capaz de atingir todos os seus sonhos, é capaz de alcançar praticamente tudo o que quiser, basta tomar a decisão de se comprometer de verdade com os seus sonhos.

Mas quando decide verdadeiramente você não pode esperar acontecer, você precisa fazer.

Decidir é sinônimo de focar. É necessário se livrar de todas as outras possibilidades e focar completamente no seu resultado. Porque você se torna aquilo que mais persegue na vida.


Os Maiores Motivadores


Tony também fala que o ser humano toma suas ações pautado em 2 grandes motivadores: fugir da dor e ir em direção ao prazer.


Nós agimos consciente ou inconscientemente fazendo aquilo que acreditamos que irá gerar prazer ou evitará o sofrimento em nossas vidas.


Para tomar decisões de sucesso, é preciso amplificar o prazer ou a dor.


Você deve condicionar a sua mente criando associações mentais exageradas entre as suas metas e os sentimentos de prazer e dor porque elas são poderosas ferramentas para mudar o seu comportamento.


O Poder das Crenças


As suas crenças, tudo aquilo que você acredita na vida, influenciam quem você é agora e quem você se tornará no futuro.


Uma crença é uma interpretação pessoal dos resultados de acontecimentos em sua vida. Entender as suas crenças é o segredo para criar visões diferentes de um mesmo evento ocorrido em sua vida.


O cérebro nem sempre consegue diferenciar a imaginação da realidade. Sendo assim, você pode trabalhar para desenvolver e mudar suas crenças.


Para mudar uma crença você deve associar mentalmente dor à essa crença. Depois, projete uma nova crença associando prazer à crença.

Tony também fala sobre “kaizen”, uma palavra de origem japonesa que significa melhoria contínua, melhoria continuada.


Robbins fala que esse deve ser o seu objetivo na vida, buscar sempre evoluir e melhorar consistentemente as suas crenças.

Esse esforço contínuo fortalecerá a sua crença no seu potencial ilimitado.


Recondicionamento Para Mudar de Vida


Para ter sucesso é preciso ter um objetivo claro e detalhado. Além disso, é necessário criar um plano de ação específico contendo as datas e todos os passos que precisam ser dados para atingir o objetivo. Por último, comece a visualizar vividamente o seu objetivo pelo menos duas vezes por dia.


Robbins também descreve como você pode se recondicionar para mudar de vida em 6 passos.


1. Analise o quer você quer da vida: o que você realmente quer da vida e o que impede você de ter isso agora? O que impede você de mudar é o fato de associar mais dor ao ato de promover uma mudança do que ao ato de permanecer onde você está.


2. Criar motivação para mudar agora: você precisa associar uma forte dor ao fato de não mudar agora e um forte prazer ao fato de mudar imediatamente.


3. Interromper o seu padrão limitador: quebre o padrão negativo da maneira mais estrondosa possível. Se você quer parar de fumar, por exemplo, corte todos os seus cigarros com uma tesoura, jogue tudo dentro da pia, tire fotos e publique na internet criando um compromisso público de que você não irá mais fumar.


4. Criar uma alternativa que fortaleça você: pense em uma nova maneira para gerar os mesmos benefícios gerados pelos seus antigos e ruins hábitos.


5. Condicionar um novo padrão até que ele se torne sólido: o começo é mais difícil, mas quanto mais você realiza um novo padrão, mais o seu cérebro se acostuma e fortalece o padrão positivo. Use a repetição e a emoção para introduzir um novo hábito até que ele se torne parte de você. A todo instante, pense em quais serão os resultados de longo prazo quando você conseguir implementar o novo hábito.


6. Avaliar os seus resultados: se você seguiu os 5 passos anteriores e os resultados não foram os esperados, experimente novas estratégias. Inicie novas atitudes para conseguir o que você quiser, até chegar lá.


O Poder do Estado Emocional


Anthony Robbins diz que o seu comportamento é fruto do seu estado emocional. Mudando o seu estado emocional você muda os seus comportamentos e consequentemente os seus resultados.


Há duas maneiras para você mudar o seu estado emocional.


A primeira maneira é criar uma emoção através do impulso, ou seja, você pode sentir uma emoção específica agindo como se você já se sentisse daquele jeito.


A segunda maneira é através do foco. A sua realidade é criada a partir da percepção do seu foco. Ao focar em coisas que ainda não aconteceram, se sentindo bem com elas, você cria um ambiente favorável para que elas aconteçam.


Crie uma lista contendo todas as atividades que você desejar reforçar na sua vida e crie estratégias para focar nessas atividades específicas pela maior parte do seu tempo.


O Poder das Palavras


Tony Robbins também fala que as palavras são poderosas para criarmos emoções. As palavras que você usa no dia a dia moldam a maneira como você percebe o mundo e como você age


Mudando o seu vocabulário é possível mudar as suas ações e os seus resultados. Ao escolher conscientemente as palavras que usa diariamente você pode mudar o seu destino.


Portanto use palavras de poder, palavras que empoderam você, e elimine palavras enfraquecedoras, palavras que fazem você ter emoções negativas.


A Importância das Metáforas


Outro ponto importante abordado é o uso de metáforas.


As metáforas são ótimas ferramentas para que você aprenda porque fornecem um caminho para que você visualize conceitos que não são familiares, os transformando em familiares.


Então escolha cuidadosamente as metáforas que você vai utilizar.



Dominar as Próprias Emoções


Para transformar a sua vida é preciso aprender a dominar as suas próprias emoções.


Algumas dicas nesse sentido são as seguintes:


Descubra o porquê você está se sentindo como está se sentindo. Pense a respeito dos motivos por sentir as emoções que está sentindo. São razões racionais ou totalmente irracionais?

Sempre que você sentir uma forte emoção, pare e reflita. O fato de esclarecer para si mesmo as próprias emoções é capaz de diminuir a força das emoções destrutivas.

Busque por maneiras de elevar a sua autoconfiança porque assim você será capaz de lidar muito melhor com qualquer emoção.

Visualize mentalmente momentos em que você sentiu a mesma emoção negativa que está sentindo agora e como você conseguiu vencê-la na ocasião, entenda como você conseguiu, naquela época, usar a emoção a seu favor.


O Poder das Referências


Para alcançar a felicidade plena, é necessário criar um sistema de valores engrandecedores.


Você cria crenças e valores baseado em referências. Essas referências vêm das suas próprias experiências pessoais e de todas as outras pessoas que você escuta ou vê.


Quanto maior o número de referências de qualidade que você tem, melhor será o seu sistema de valores e consequentemente as decisões e resultados que você terá na vida.


Portanto, para expandir a sua vida, realize esforços conscientes e consistentes para amplificar as referências que impactam você.


Ler é uma excelente maneira de expandir as suas referências. E o fato de você estar aqui lendo este artigo mostra que você está focado em expandir as suas referências.


Você é aquilo que acredita ser e muito do que acredita ser surge do seu sistema de valores, que surge das suas referências. É por isso que ao expandir as suas referências você cria uma nova identidade.

Então cuide muito bem das referências que você vai deixar que impactem a sua vida.


Criando Uma Nova Identidade


Para criar uma nova identidade, primeiro crie uma lista com todas as características que compõem a sua identidade ideal.


Quem você quer ser? Quais são as qualidades que a sua nova identidade deve possuir?


Pense nas pessoas que você admira para inserir características na lista.


Em seguida, crie um plano de ação.


Como as pessoas que possuem essa identidade vivem? Como essas pessoas agem? Como elas pensam? Com quem essas pessoas se associam? Quem são os amigos delas?


Seja meticuloso e detalhista para descrever tudo isso.


Por último, crie uma descrição da nova identidade que você vai adotar e se comprometa em viver essa nova e poderosa identidade. Leia essa descrição do seu novo “eu” e aja proativamente para desenvolver cada uma das características dessa nova identidade.


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo