21 ótimas maneiras de superar a preguiça e se tornar altamente eficiente e produtivo
Em síntese, são exploradas 21 possibilidades de “fazer mais, sem perder a qualidade do que está sendo feito”. Em outras palavras, o autor afirma que pessoas bem-sucedidas se organizam para fazer apenas o que precisa ser feito.
Isso significa que pessoas de sucesso não tentam fazer tudo ao mesmo tempo. Pois, elas sabem que é preciso focar no mais importante para assegurar que o que precisa ser feito, de fato, seja MUITO bem feito!
Brian Tracy desenvolve em sua narrativa um comportamento interessante, que através da necessidade de realização, descreve a importância de começar sempre pelo mais difícil.
Segundo o autor, saber identificar as tarefas mais difíceis e decidir começar por elas primeiro, elimina o “adiamento das coisas”. E, quando você não “deixa para depois” o que precisa fazer agora, tudo tende a ter um impacto mais positivo em sua vida. Ou seja, as coisas tendem a fluir melhor.
A Criação de um Hábito
De acordo com Brian Tracy, é preciso construir hábitos para conseguir alcançar resultados expressivos. Diante disso, o autor apresenta três atitudes essenciais para iniciar essa construção:
Em seguida, Brian explica que para ser altamente produtivo é necessário ter clareza sobre o que você deseja alcançar de verdade.
Ele revela que para ter clareza de seus objetivos, você pode seguir 7 passos:
Defina o que deseja;
Anote todos seus desejos num papel;
Defina metas para concluir todas as tarefas necessárias para alcançar seus desejos;
Crie um plano. Faça listas;
O primeiro item da lista precisa ser a primeira coisa a ser feita (a mais importante);
Tem que agir rapidamente. Faça o que precisa ser feito;
Trabalhe com consistência em tarefas que te aproximem de seu objetivo final.
Ainda segundo Brian, é preciso planejar, diariamente, o que deve ser feito no dia seguinte. Ou seja, no final de cada dia, escreva em um cronograma, o que deverá ser feito no dia seguinte e assim por diante.
Esse hábito tende a garantir que as pessoas façam o que precisa ser feito, sem procrastinar.
O Princípio de Pareto
Para Brian, é preciso aplicar a “regra 80/20” todos os dias da vida.
A regra, também chamada de Princípio de Pareto, consiste em entender que 20% de suas ações, corresponderá a 80% dos resultados esperados.
Por exemplo, 80% de suas vendas correspondem a 20% dos clientes.
Brian aponta que é importante refletir sobre as possíveis consequências de uma decisão.
Para ele, considerar as consequências e os resultados, pode te colocar em um outro nível (para cima ou para baixo).
Ao analisar as consequências, nossa relação com o tempo fica melhor. Pois, a visão a longo prazo nos ajuda a tomar decisões melhores. Como resultado, produzimos mais e produzimos, “coisas melhores”.
O Tempo Não é um Inimigo
Precisamos encarar nossas limitações, para isso é preciso identificá-las.
Existem gatilhos que nos fazem procrastinar mais, como por exemplo, as notificações do celular ou as manchetes da televisão.
Brian fala sobre “ter cuidado com a tecnologia”. Afinal, devemos usá-la a nosso favor e não o contrário. Mas, em uma Era Tecnológica, é muito fácil “perder tempo” rolando feeds infinitos. O autor sugere:
Force seu corpo a se levantar e caminhar para fora da sala da TV. Pressione os músculos dos seus braços, para que soltem o celular por determinado tempo. Coloque pressão sobre você, alertando seu cérebro de que o tempo está passando e ainda resta muita coisa a fazer!
Esse “tipo de pressão” pode ser útil para quem possui tendências à procrastinação.
Por fim, reserve um bom tempo para si e respeite o tempo necessário para a realização de grandes tarefas.