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  • Foto do escritorEliane Silva

As 21 Indispensáveis Qualidades de um Líder

Atualizado: 10 de set. de 2021

Seja o líder que todos vão seguir


Acima de tudo, lidere a si mesmo e atraia naturalmente os seus liderados com o seu caráter.


As pessoas estão dispostas a seguir líderes que acreditam ter a qualidade mais importante, aquela que viabiliza todas as demais: um caráter sólido. Bill Lear, criador do avião corporativo Learjet, descobriu um defeito perigoso na aeronave e pediu a todos os proprietários de novos Learjets que mantivessem seus aviões no solo. Esse contratempo foi um grande revés para a empresa, que levou dois anos para reconstruir o negócio após corrigido o problema. Outro líder talvez fosse mais cauteloso em preservar o negócio, porém Lear sacrificou o seu sucesso em favor da sua integridade. Como Bill Lear, é você quem desenvolve o seu próprio caráter. Em uma crise similar, as grandes dificuldades costumam destacar o caráter do líder, mostrando se ele é mesmo fiel aos seus propósitos.

“Liderar é ter a capacidade e vontade de mobilizar homens e mulheres para um objetivo comum e ter o caráter que inspira confiança.” – Bernard Montgomery, Marechal-de-campo britânico.”

A integridade surge nas suas ações, não no que você diz. Na verdade, quando pessoas talentosas alcançam um sucesso fenomenal e depois desmoronam, o psicólogo Steven Berglas afirma que a queda geralmente se deve à falta de uma base sólida de caráter, o que acaba gerando atitudes destrutivas como a arrogância. Enfrente os seus defeitos de caráter para ser capaz de ajustá-los. Caso necessário, obtenha ajuda profissional.


O carisma do líder inspira e gera esperança nas pessoas.


Você não precisa nascer com carisma; você pode desenvolver esta qualidade essencial. Torne-se uma pessoa que abraça a vida, assim como o tipo de pessoa que você gosta de ter ao seu redor. Inspire a esperança nas pessoas e elas vão seguir você de boa vontade. Concentre-se nelas, não em você. Então, os inimigos do carisma – vaidade, falta de confiança, mudanças de humor, perfeccionismo e cinismo – não vão ser capazes de minar a sua personalidade.

“Ninguém pode viver de um modo incoerente com sua autoimagem.” (…) Se alguém se vê como um perdedor, encontrará uma maneira de perder. Sempre que o sucesso ultrapassa sua segurança, o resultado é autodestruição.

Mostre grande “comprometimento” para com seus projetos, priorize a “comunicação” e demonstre “competência” e “coragem”.


Em muitas situações, o comprometimento é a única força motriz em que você pode confiar para concluir os projetos mais ousados e seguir em frente. Para atrair as pessoas e fazer com que apresentem também o mesmo nível de compromisso, priorize a comunicação. Partilhe as suas ideias e intenções com clareza e de forma sucinta. Transmita uma sensação de entusiasmo para que as pessoas o sigam. Aprimore suas habilidades de comunicação simplificando a sua mensagem, focando no seu público, falando a verdade e pedindo respostas ou ações.

“O comprometimento, porém, sempre precede a conquista.”

No entanto, nem mesmo as melhores e mais bem partilhadas ideias vão vingar se você não apresentar competência. O maior segredo para se tornar mais competente é trabalhar nisso todos os dias. Busque a mais alta qualidade em tudo o que você faz. Motive as pessoas a adotarem os seus objetivos. Encontre formas de aumentar o seu desempenho e mantenha a consistência. Demonstre coragem aos seus liderados. Assuma riscos maiores do que as pessoas comuns e se supere para vencer os seus medos. Livre-se das preocupações e construa a sua coragem pouco a pouco. Quanto mais você fizer isso, mais vai sentir que é capaz de realizar tudo o que deseja. A sua coragem vai inspirar os demais.

“A coragem não é a ausência de medo. É fazer o que se tem medo de fazer. É ter o poder de sair do terreno conhecido e progredir em um novo território.”

Tenha “discernimento”, para compreender melhor as disfunções, um “foco” nítido, para direcionar a sua energia, e “iniciativa” e “autodisciplina”, para solucionar problemas.


O discernimento permite que um líder analise muitos dados e chegue ao cerne de uma questão. Pensar racionalmente pode ajudar você a classificar as informações para obter uma imagem completa da situação. No entanto, a sua intuição pode preencher as lacunas na sua compreensão. Para isto, desenvolva um foco nítido. Amplie suas prioridades controlando a sua concentração. Foque os seus pontos fortes e delegue para cobrir os pontos fracos. Dedique 70% de seu tempo e recursos para desenvolver seus pontos fortes atuais, 25% para desenvolver novos pontos fortes e 5% para melhorar eventuais pontos fracos.

“O discernimento permite que um líder observe um quadro parcial, complete-o intuitivamente com as peças que faltam e encontre a verdadeira essência da questão.”

Viva a autodisciplina e estabeleça hábitos que ajudem você a cumprir suas prioridades diárias. Desenvolva disciplina relacionada aos seus objetivos. A autodisciplina ajuda você a manter bons hábitos, tornando-os parte da sua vida. A sua iniciativa ajuda a encontrar soluções, explorar novas possibilidades e se concentrar nas recompensas dos seus esforços – não na dificuldade do caminho.

“Se puder determinar o que realmente é prioridade e desvencilhar-se do restante, será bem mais fácil prosseguir naquilo que é importante. Essa é a essência da autodisciplina.”

Sam Walton abriu o seu primeiro Walmart perto da sua casa para competir com a nova onda de lojas de descontos que varreu os EUA nos anos 1960. Ele estava apenas resolvendo um problema. À medida que o Walmart crescia, problemas maiores surgiam e Walton os resolvia de forma inovadora. A sua habilidade e iniciativa fizeram da sua loja um modelo de sucesso para varejistas de descontos. Bons líderes veem os problemas chegando e enfrentam os dilemas com o máximo de precisão possível.​​​​​​


Construa “relacionamentos” sólidos. Expresse “generosidade”, saiba “ouvir” os outros, tenha uma “atitude positiva” e contagie as pessoas com sua “paixão”.


Construir bons relacionamentos começa entendendo a natureza humana. Por exemplo, as pessoas querem se sentir especiais, então ofereça-lhes elogios sinceros e específicos. As pessoas procuram os líderes em busca de esperança e orientação. Garantindo isso, elas vão seguir você. Ao propor um curso de ação, ilustre como seu plano aborda as questões que são importantes para os outros. Incentive as pessoas ao seu redor a perseverar. Se você quer ser um líder relevante, coloque as necessidades dos outros à frente das suas. Sirva as pessoas.

“A medida de um líder não é o número de pessoas que o servem, mas o número de pessoas que ele serve.”

Viva com contentamento e seja grato pelo você tem. Partilhe com generosidade. O requisito crucial para a generosidade é colocar as necessidades dos outros à frente das suas e lutar contra o “desejo de adquirir mais”. Não se agarre demais ao dinheiro. Uma outra forma de praticar a generosidade é ouvir as pessoas com atenção. Os líderes eficazes se preocupam com os clientes das suas empresas e sabem escutar igualmente comentários positivos ou negativos. Ouvir realmente o que seus clientes têm a dizer pode gerar novas oportunidades; ouvir os concorrentes expande os seus conhecimentos.

“A única forma de manter uma atitude de generosidade é criar o hábito de doar – tempo, atenção, dinheiro e recursos.”

O líder apaixonado gera resultados cada vez maiores. Você precisa de paixão para inspirar os outros. A sua paixão vai fazer com que os seguidores acreditem que a sua missão é alcançável. A paixão leva à realização, aumenta sua determinação, permite que você supere as adversidades e torna você mais dedicado aos seus objetivos. Se você não tem paixão pelo seu trabalho atual, pense em voltar a fazer algo que você amava fazer no passado. Uma atitude positiva pode ajudar você a superar os obstáculos da vida. Ser positivo é contagioso e inspira os outros a terem esperança. Lembre-se de que não importa o que tenha acontecido no passado, você tem o poder de criar qualquer atitude que queira expressar hoje. Você vai atrair pessoas como você. Seja positivo para atrair pessoas positivas.

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