top of page
Buscar
  • Foto do escritorEliane Silva

A arte de dizer NÃO

Como se posicionar, recuperar o tempo e energia perdidos e recusar-se a ser subestimado (sem se sentir culpado!)


Dizer sempre sim aos outros significa que você acaba tendo pouco tempo para si mesmo.


Eis um dilema comum: um amigo pede ajuda e você acata. Os 10 a 15 minutos do seu tempo que o seu amigo solicitou se transformam em mais de uma hora. Você se sente bem em ajudar, mas também se sente mal: você poderia ter usado esse tempo em um trabalho importante que precisava ser concluído. Agora você está mais atrasado.

“Dizer não às pessoas é uma das habilidades mais importantes que você pode desenvolver. Isto liberta você para buscar os seus próprios interesses, tanto pessoais como profissionais.”

Pouco tempo depois, outro amigo faz um pedido semelhante e, como você é um cara “legal” acaba perdendo mais uma hora de trabalho. Agora você está ainda mais atrasado. Infelizmente, isso geralmente se torna um padrão. Em um esforço para ser gentil, você assume o papel da pessoa que sempre faz favores para os outros. Como resultado, você pode acabar se ressentindo de quem lhe pede ajuda; e o pior, fica com raiva de si mesmo por abrir mão do tempo que precisava para si mesmo. A verdade simples é essa: toda vez que você diz sim a outra pessoa, você diz não para si mesmo. Felizmente, há uma maneira produtiva de sair desta situação: aprenda a dizer não com equilíbrio, elegância e tato – e sem ficar se sentindo culpado.

Se você não cuida do seu tempo e prioridades, ninguém mais o fará. Empenhe-se nas suas tarefas antes de cuidar dos problemas dos outros. Deixar de fazer isto é autodestrutivo. Se você passa a maior parte do seu tempo ajudando os outros, deixando de atender às suas próprias necessidades, vai acabar cansado, irritado e abatido. Desta forma você não vai mais ser capaz de ajudar ninguém, inclusive você mesmo. A regra básica da autopreservação é cuidar primeiro de você. Uma vez supridas as suas necessidades, ajude os demais com bom senso e nunca em seu detrimento, pelo menos não sem avaliar bem as implicações.


Cuidar de si mesmo em primeiro lugar requer assertividade, o que exige desenvolvimento da autoconfiança e autoestima.


Você deve ser capaz de expressar o que deseja da vida e depois correr atrás das suas metas. Você precisa aprender a defender os seus interesses quando necessário e fazer o que achar melhor. Quando você é assertivo, você se sente livre para viver como deseja, sem precisar do endosso de quem quer que seja. Você pode aprender como dizer não e ser mais assertivo – o que não é o mesmo que ser agressivo.

“Dizer sim é um hábito arraigado para muitos de nós. É algo que aprendemos a fazer durante um longo período de tempo. Quanto mais fizermos isso, mais entrincheirado o hábito vai se tornar até que seja instintivo.” ”

A assertividade exige uma comunicação franca. Ao aprender a dizer não, você se torna mais assertivo. Pessoas assertivas não são agressivas. Ser assertivo significa falar o que pensa de forma agradável, mas sem medo das consequências. Pessoas assertivas são respeitosas e atenciosas, mas não se deixam levar para cima e para baixo.

“Cuidar de si mesmo não é egoísmo. É uma necessidade. O problema é que se você estiver constantemente dizendo sim para as outras pessoas, colocando as prioridades dos outros à frente das suas, você não vai ter tempo ou energia para cuidar de si mesmo.”


Dizer sempre sim é um “comportamento aprendido” habitual.


A tendência de dizer sim muitas vezes se torna uma segunda natureza ou um hábito forte, convertendo-se em um comportamento aprendido. Quando alguém lhe pede um favor, você nem pensa sobre o pedido, mas concorda de forma automática e instantânea. Saiba que é possível desaprender esse comportamento adquirido. Comece com pequenos passos. Em vez de concordar imediatamente com um pedido, dê uma pausa proposital por alguns segundos e avalie o que a outra pessoa está lhe pedindo para fazer. Essa pausa permite interromper o seu hábito de dizer sim. Em seguida, pense no que faz você dizer sim a uma solicitação específica: validação? Aprovação? Baixa autoestima? Perceba que dizer sim o tempo todo é um hábito que você deve trabalhar duro para romper.

As pessoas têm dificuldade em dizer não por várias razões:

  • Evitar ofender as pessoas – Não tenha medo de dizer não, mas sempre diga isso de forma respeitosa. Quando você trata uma pessoa que está pedindo um favor com respeito, você fez tudo o que pode ou deve fazer. Esse conhecimento pode liberar você de se sentir culpado.

  • Evitar decepcionar as pessoas – Você não tem a obrigação de proteger os outros da decepção quando você recusa os seus pedidos.

  • Evitar parecer egoísta – Muitas vezes, as pessoas adotam uma atitude constante de dizer sim porque não querem que os outros as considerem egoístas. Se você colocar as necessidades dos outros à frente das suas próprias, você vai sofrer fortes consequências.

  • Ajudar os outros – As pessoas gostam de se sentir bem consigo mesmas. Uma das melhores formas de fazê-lo é ajudando os outros, mas esta é uma visão míope. O seu tempo, dinheiro e poder de atenção são limitados. Seja seletivo em como você doa os seus ativos.

  • Trabalhar a baixa autoestima – As pessoas muitas vezes acreditam erroneamente que seu tempo tem menos valor do que o das outras pessoas.

  • Fazer com que os outros gostem de você – Você acredita que dizer não faz com que as pessoas gostem menos de você. Na verdade, elas vão apreciar mais você – e respeitar você ainda mais.

  • Parecer valioso – Todo mundo quer se sentir apreciado, mas não sucumba à pressa de ajudar os outros ao ponto de comprometer as suas próprias necessidades.

  • Evitar perder oportunidades – Você se arrisca a desperdiçar o seu tempo fazendo coisas irrelevantes para que o seu chefe tenha uma eventual oportunidade relevante para você no futuro? Em vez disso, concentre-se no que é relevante para que lhe sejam oferecidas coisas ainda mais importantes.

  • Evitar o “bullying emocional” – As pessoas intimidadoras não vão desistir até que você concorde em fazer o que elas querem. Elas lançam mão de táticas pesadas – gritos, ameaças, xingamentos – como forma de manipulação. Enfrente a intimidação e diga não com firmeza e clareza para minimizar o poder do bullying.

  • Evitar conflitos – Às vezes não dá para evitar o conflito e a harmonia parece impossível de alcançar. Seja corajoso o suficiente para abraçar o conflito para se proteger.


Ser capaz de dizer não é uma habilidade vital essencial. Pessoas de sucesso sabem dizer não.


Tenha em mente que dizer sempre sim pode afetar você negativamente. Utilize as estratégias a seguir para quebrar esse hábito:

  • Seja direto – Quando as pessoas pedem favores que você não quer fazer, diga não sem desculpas ou equívocos.

  • Não “fique embromando” – A embromação apenas mantém o solicitante em cima de você e faz você parecer indeciso. Dar uma resposta imediata mostra mais consideração do que ficar embromando.

  • Substitua “não” por outra palavra – Você pode comunicar a ideia do “não” sem utilizar a palavra em si. Suavize o golpe com frases diferentes, por exemplo: “Eu gostaria de ajudar, mas estou sobrecarregado com esse projeto agora.”

  • Resista ao impulso de se desculpar – Desculpas inventadas raramente enganam. Inventar desculpas diminui você e alimenta o seu medo de conflito. Em vez disso, simplesmente diga não. Honestidade é a melhor política.

  • Evidencie a sua decisão – Quando alguém lhe pede para fazer algo e você diz “não posso”, quase sempre – verdade seja dita – você poderia. Se preferir, quando disser não, dê um um motivo, porém verdadeiro.

  • Diga para procurarem você mais tarde – Pedir a alguém para voltar mais tarde, quando você vai ter tempo de pensar melhor na solicitação, não constitui uma embromação. Essa é uma resposta perfeitamente razoável e coloca a pressão onde deveria estar – no solicitante.

  • Evite mentir sobre a sua disponibilidade – Você não precisa mentir se não quiser fazer algo. E você não precisa se sentir responsável pelas reações negativas das outras pessoas; são reações individuais e não têm nada a ver com você.

  • Ofereça uma estratégia alternativa – Se você não puder fazer ou não for fazer o que lhe é solicitado, sugira uma opção diferente, talvez recomendando outra pessoa.

  • Descreva a sua falta de disponibilidade – Uma ótima maneira de dizer não é detalhando as atividades da sua agenda lotada para demonstrar que você realmente não tem tempo para ajudar.

  • Mostre-se decidido – Os solicitantes insistentes não aceitam um não como resposta, mas não ceda à pressão deles. Caso contrário, um solicitante agressivo vai aparecer e tirar o seu sossego até que você dê um sim. Reverta a situação dizendo, por exemplo, “Eu sei que você não gosta de ouvir um não e a sua tendência é ser bem insistente. Mas não adianta, eu não vou mudar de ideia”.

  • Seja cortês – Nunca seja rude com um solicitante, mesmo que a pessoa seja rude. É possível ser cortês e assertivo ao mesmo tempo.

  • Diga não para certas áreas – Você talvez tenha experiência adicional fora da descrição da sua função. Crie a regra geral – e certifique-se de que todos saibam disso – de que você não pode ajudar ninguém nessa área extra.


Quanto mais vezes você disser não agora, menos vai precisar dizer não no futuro.


Quando você consente o tempo todo em colocar as necessidades dos outros à frente das suas – cinco minutos aqui, duas horas ali – você está desperdiçando o seu bem mais limitado: o seu precioso tempo. Uma vez doado o seu tempo, você nunca o receberá de volta. Esses cinco minutos geralmente se transformam em 45 minutos, e estas duas horas geralmente se transformam na maior parte do dia. Você pode acabar gastando boa parte das suas horas produtivas ajudando os outros a atingirem as suas próprias metas, sem nunca satisfazer as suas próprias. Essa é uma receita para o desastre pessoal. Você precisa encontrar uma forma diferente de operar quando for preciso “recusar pedidos, convites, favores (...) sem se sentir culpado”. As primeiras vezes em que você se posiciona em seu favor não são fáceis, mas com o tempo e com a prática regular, vai ser muito mais fácil dizer não com confiança.

“Se você não priorizar a sua vida, alguém o fará.” – Greg McKeown, palestrante”

Para se tornar um especialista em dizer não, comece com pequenas recusas e pratique até chegar às grandes. Ao fazer isso, você vai notar uma nova dinâmica ao interagir com seus amigos e colegas: eles vão deixar de incomodar você com os seus pedidos constantes. Você não vai precisar dizer não com tanta frequência conforme for aprimorando as suas habilidades de recusar aqueles pedidos por ajuda tão inconvenientes.


bottom of page