• Eliane Silva

O propósito transformador

O guia para dar sentido aos seus projetos e a sua vida


Cada pessoa é um elemento crucial do universo.


Dois séculos atrás, Thomas Edison inventou a lâmpada elétrica, uma contribuição importante para o mundo. Com sua criatividade, todos podem iluminar o mundo. Durante sua vida, você também contribuirá positivamente para o universo.

“Todos estamos aqui por uma razão; nós estamos aqui para evoluir no mundo onde vivemos, para deixar a nossa marca, para transcender nossas vidas e para iluminar a vida dos outros, desta e das gerações vindouras, de uma forma ou de outra.”

As necessidades humanas básicas incluem a alimentação, segurança e sentido de propósito juntamente com outros requisitos fundamentais:

  • Boa saúde — Um corpo saudável alimenta a sua energia espiritual.

  • Conexões sociais — Com os seus amigos, companheiros e família.

  • Autoestima — Amar e estimar a si mesmo.

  • Significado — O sentido de propósito e autorrealização.


As tecnologias revolucionárias – a inteligência artificial, os grandes dados e a biotecnologia – promovem o crescimento exponencial das economias mundiais.


Todos têm e obedecem a um propósito. Você vive em uma época em que muitos indivíduos e organizações estão conscientes do seu propósito “massivo” e fomentam inovações e tecnologias revolucionárias. Seu celular é muito mais poderoso que os computadores que controlaram a missão espacial Apolo 13.

“Nós estamos em um dos momentos mais extraordinários da história da humanidade, com o aparecimento de novas tecnologias como a inteligência artificial, impressão 3D, drones, nanotecnologia e genética.”

As mudanças de hoje consubstanciam a Quarta Revolução Industrial. As tecnologias exponenciais incluem:

  • Realidade virtual ou realidade aumentada — Esta tecnologia opera na indústria do entretenimento, mas também tem aplicação na educação, na medicina e na arquitetura.

  • Veículos autônomos — Muitas empresas automobilísticas em todo o mundo desenvolvem veículos sem motorista. Especialistas estimam que o mercado de veículos autônomos valerá US$ 65,3 bilhões em menos de seis anos.

  • Impressão 3D — Os consumidores terão acesso a impressoras 3D capazes de produzir itens em casa.


Um grande propósito motiva os ativistas adolescentes e inovadores.


Com um sentido vibrante de propósito, vários adolescentes estão inspirando ou criando mudanças dramáticas no mundo. Por exemplo, Jack Andraka, um adolescente dos EUA, criou um teste para detectar o câncer pancreático. Também, a urgência em salvar o meio ambiente e alertar para os perigos da mudança climática motiva a adolescente sueca Greta Thunberg.

“Para ter uma carreira de sucesso ou uma vida plena, é imperativo encontrar agora o que dá sentido à sua existência e as razões pelas quais você está no universo.”

Definir o seu propósito aumentará a sua felicidade, autoestima e sentido de realização. Seu propósito essencial está ligado ao mais profundo do seu ser. Para encontrá-lo, siga três recomendações:

  1. Procure a sua criança interior — Lembre-se do que você sonhou fazer ou ser quando era criança.

  2. Reconheça os seus momentos atemporais — Quando você perde o fio do tempo? Quais atividades fazem você se alhear da passagem do tempo? O que engaja e leva você para além do tempo?

  3. Viva como um ganhador da loteria — Como você passaria seu tempo se recebesse uma grande soma em dinheiro?

Definir seu propósito essencial influencia toda a sua vida.


Seu propósito transformador massivo leva você a fazer grandes mudanças na sua vida pessoal e a profissional.

“Quando alguém clarifica o seu propósito, o universo faz tudo para ajudá-lo.”

Definir seu propósito essencial é uma viagem. Use estas ferramentas:

  • Lápis e borracha — Escreva, redija e revise a sua declaração de missão e o seu mapa pessoal.

  • Dossiê de conhecimento – Colete sabedoria de fontes diferentes. Recorra a revistas, livros e fontes on-line.

  • Atenção plena — Esteja totalmente presente em cada momento e atividade, mesmo quando você passear com seu cão.

  • Companheiro ou coach — Analise com ele as suas metas e os seus novos desafios.

  • Gratidão — A cada dia, busque agradecer pelo novo dia, presentes recebidos e quaisquer bênçãos inesperadas.

  • Tempo — Reserve pelo menos 60 minutos para avaliar e escrever sobre o seu percurso e resultados obtidos.


As suas respostas às perguntas “Por quê?” orientam a sua bússola interna.


Ao entrar no seu carro ou fazer uma busca na internet, normalmente você tem um destino ou um endereço em mente. Ao responder à pergunta “Por quê?”, você obtém orientações na sua busca de um propósito de vida.

“Ter um “porquê” é importante, pois pode se tornar o seu ponto de partida, e também uma referência para continuidade, avanço e evolução.”

As razões do seu propósito estimularão você, porque defini-las ajuda nas suas decisões, à medida que você progride.


A Apple, Google e outras empresas globais definem cuidadosamente os seus propósitos essenciais.


Os propósitos essenciais destas grandes empresas representam mais do que meros slogans ou divisas:

  • A Nokia se orienta por: “Conectando as pessoas”.

  • A Apple foca e se inspira em: “Pensar diferente”.

Em busca da diferença, a Apple oferece tecnologia de ponta e fácil de usar para a comunidade global. Dada esta reputação da empresa, os seus produtos têm grande sucesso no mercado.

“Quanto mais claros forem o nosso propósito, objetivo e destino, mais fácil será alcançá-los.”

A pergunta “Para quê?” está intimamente ligada à pergunta “Porquê?”. Suas respostas à pergunta “Para quê?” oferecem outro caminho de autodescoberta, e a sua busca por respostas contribuirá para mais vigor, criatividade, libertação, motivação e significado.


Seu mundo interior define e molda o seu propósito essencial.


Olhe para dentro de si ao criar e aprimorar o seu propósito transformador massivo. No mundo moderno, há muitas distrações que disputam a sua atenção. Ignore os estímulos externos e foque o seu interior.

“O Propósito Transformador Massivo não é algo que devemos buscar fora de nós mesmos: é algo que vive dentro de nós. Seu propósito existe desde que você veio a este mundo, porque todos nós nascemos com um propósito.”

Sua narrativa pessoal deve ter os seguintes ingredientes:

  • Personagem principal — Você é o herói da sua história. Conheça a si mesmo. Explore os seus valores, poderes especiais e sonhos.

  • Um cenário — Prepare o cenário. Identifique e explore o mundo em que você vive. Conheça as pessoas que compartilham esses lugares com você.

  • A viagem — Analise os seus passos e descubra o ritmo da sua viagem pessoal. Preste atenção no seu caminho.


Detecte as mentiras e meias verdades na sua história pessoal.


Elimine as falsidades, mitos e desculpas na sua narrativa pessoal. Essas mentiras e meias verdades sabotam o seu crescimento pessoal. Por exemplo, durante anos, Ángel María Herrera se convenceu que só as pessoas ruins eram ricas. Ele usou esse mito para justificar sua falta de sucesso profissional. Secretamente, ele temia o sucesso e não o buscava. Depois de reconhecer a verdade, Herrera transcendeu as suas autolimitações e alcançou o sucesso.

“Nós vamos começar buscando a nossa própria história pessoal, mas primeiro temos que ser totalmente honestos com nós mesmos e parar as desculpas e narrativas que nos impedem de seguir em frente.”

Com honestidade, escreva a sua história para robustecê-la. Considere estes passos:

  • Abrace o momento — Viva o presente.

  • Defina o seu destino — Identifique o seu objetivo final.

  • Desenvolva o autoconhecimento — Lidere a sua própria vida, ao conhecer a si mesmo e manter a conexão com a sua narrativa pessoal.

  • Siga os seus valores — Eles são a bússola pessoal que orienta os seus pensamentos e ações.


A palavra japonesa ikigai descreve a habilidade única de cada pessoa que faz a sua vida valer a pena.


O ikigai representa um poder especial — uma habilidade única. Para identificar o seu ikigai, reconheça o que enche você de energia quando você acorda, o que desperta o seu interesse e o que destaca você.

“Os aspectos que você adora e de que o mundo precisa representam a sua missão na vida. Se você gosta muito de escrever e considera que poderia ser útil ao mundo você escrever e compartilhar os seus pensamentos, é porque você nasceu para fazê-lo.”

Os seus poderes especiais envolvem alguns elementos-chave:

  • Paixão — Identifique as atividades que você adora.

  • Demanda mundial — Determine as que o universo requer, necessita ou exige.

  • Recompensa financeira — Busque como ganhar a vida com essas atividades.

  • Excelência — Defina as áreas em que você se destaca.


Defina o que você quer ser aos 100 anos, e imagine uma viagem de autodescoberta até lá.


O exercício seguinte pode ajudar você a identificar o seu propósito essencial. Desenhe um gráfico de setores, e coloque um aspecto diferente da sua vida — família, carreira, relacionamentos e saúde — em cada setor.

Classifique a importância de cada setor em uma escala de 1 a 10, sendo 10 a pontuação mais alta. Depois, avalie a sua satisfação em relação a cada aspecto. Faça listas das pessoas que você admira, das suas tarefas regulares, e das atividades que você mais valoriza e desfruta. Descubra o propósito da sua vida ao se imaginar com 100 anos.

Como você gostaria de ser nessa altura? Imagine os momentos de orgulho, consagração e celebração. Idealize o percurso que levou você a tais conquistas. Regresse ao presente, conscientize que você não precisa esperar até lá para alcançar esses feitos. Comece agora!


Você determina a dimensão do seu objetivo de vida.


Contribuir para o mundo é uma causa nobre, mas o seu grande propósito também depende de você cuidar de si mesmo. Você não precisa construir o maior edifício ou quebrar recordes. O seu empreendimento se torna massivo quando você dá o máximo de si. A dimensão dos seus empreendimentos evoluirá com o tempo.

“Massivo significa descobrir até onde você pode ir e qual é o seu potencial máximo, e dar tudo de si, sem se comparar a ninguém, porque cada um tem seu propósito e capacidade.”

Escreva o seu propósito transformador massivo. Crie um símbolo que represente a essência dos seus objetivos. Inscreva o seu slogan pessoal em um chaveiro, um pôster, um ímã, uma camiseta ou um cartão de bolso. Ao começar cada dia, leia a sua declaração de missão.


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo